sexta-feira, 12 de outubro de 2018

DIA DA CRIANÇA, CURIOSIDADES


O dia 12 de Outubro foi instituído no Brasil como o Dia da Criança em 1826, no entanto, em minha infância em São Lourenço, zona rural de Caarapó, na década de 1960, quando eu ainda era uma criança, não era comemorado este dia. Sendo assim, eu e as demais crianças, sequer sabíamos que existisse um dia dedicado para as crianças.
Fazia-se alusão sim a esta data como o dia do Descobrimento da América por Cristóvão Colombo. No entanto, a medida que o Brasil foi se tornando uma "sociedade de consumo" esta data passou a ser largamente difundida como o Dia da Criança. Logo o que a consagrou não foi exatamente uma preocupação com as crianças e sim o faturamento das indústrias, especialmente as de brinquedo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A BICICLETA DO PNNNEU FIIINO FOI ROUBADA

Hoje pela manhã fui até a padaria comprar pão francês e eis que encontrei o Augusto, o qual, relatou que a sua histórica e folclórica bicicleta , ano 1973, foi roubada, com a qual, ele ia todos os dias de São Lourenço até a Escola Estadual Frei João Damasceno, sediada em Nova América, estudar. 
Esta bicicleta é oportuno lembrar,  era equipada com pneus finos, sendo assim, nos dias chuvosos, nós, (eu, o Alberto, o Argemiro, Toinho, Toninho e o Roque), ficávamos retidos por conta da lama já que as nossas bicicletas não possuíam pneus finos e sim pneu balão, enquanto a do Augusto possuía pneus finos, e sendo assim ele ia embora que era uma beleza.
Por conta disso, o Argemiro cunhou a frase: "bicicleta de pneeeeu fiiino, comedora de barro", com o intutido de submeter o Augusto ao constrangimento.

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...