domingo, 1 de agosto de 2021

A FIDELIDADE DE TIA MARIA E DO TIO MORAES A RELIGIÃO TESTEMUNHA DE JEOVÁ

 Aos parentes mais novos, fiz questão de postar esta foto e fazer rapidamente uma descrição do casal Maria Ribeiro Moraes e Franciso Moraes. Maria Ribeiro,a única filha de Pulcina Ferreira e Augusto Ribeiro, ainda viva, com mais de 90 anos, aderiu a religião Testemunha de Jeová. Nesta filosofia procurou juntamente com Francisco Moraes educar os filhos segundo os princípios desta religião. Por conta disso enfrentrou em alguns momentos, críticas e ironias, junto a alguns dos seus irmãos. Todavia, de uma convicçao inabálavel, não se deixava abater. Morei com este casal, entre 1976 e 1978, e sou testemunha ocular, a Tia Maria e o Tio Moraes, administravam as funções domésticas, trabalho e sobrevivência da família, de tal sorte que, nos finais de semana, e às vezes, no meio da semana,  se dedicavam ao trabalho de propapagar a bíblia nas residências. E junto a Congregação estavam sempre na linha de frente para dirigirem os cultos e participavam sempre dos congressos realizados pela mesma.

O Tio Moraes era farmacêutico e dos bons. Aliás, foi farmacêutico em um tempo que esta profissão exercia um papel muito diferente do que ocorre com os farmacêuticos atualmente. Desempenhava a função de médico. Muitas foram as pessoas que diagnosticou e curou,salvou a vida, razão pela qual era muito conceituado como farmacêutico.


Maria Ribeiro e Tio Moraes

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...