Ribeeeeiros, nesta postagem, a viagem nostálgica terá como foco, a lendária e inesquecível, Escola Rural Mista de São Lourenço. Esta Escola, conforme narrativa, a mim feita pelo Tio Antônio, para ser instituída exigiu uma articulação politica envolvendo o Patriarca Augusto Ribeiro, Antônio Emílio de Figueiredo e o Tio Dé. Antônio Emílio de Figueiredo porque era político influente em Dourados, Augusto Ribeiro porque era o Dono de uma fazendinha em São Lourenço e concedeu a área para se construir a referida Escola. E Ildefonso Ribeiro porque tanto Augusto Ribeiro como Antônio Emílio o apontavam como a pessoa certa para ser o professor, dirigir, secretariar e zelar pela Escola.
No entanto, Ildefonso Ribeiro, condicionou, a aceitação a este desafio, desde que fosse feita uma consulta aos camponeses residentes em São Lourenço e, desta consulta, resultasse comprovado que esta indicação era respaldada pelos lavradores. Esta consulta aconteceu no final dos anos 1950, e o resultado, os agricultores aprovaram por unamidade, o nome de Ildefonso Ribeiro para assumir tamanha responsabilidade. Ao longo da década de 1960, e parte da década de 1970, esta nobre, porém penosa incumbência, Ildefonso contou com a colaboração de Maria Sinhá. Esta casal fez muito pela educação em São Lourenço.
Resolvi fazer este registro depois de visualizar postagem do meu mano, o Paulinho, o qual mostrou imagens desta outrora majestosa e famosa Escola, atualmente, infelizmente, detonada e servindo de abrigo para o gado de um feliz fazendeiro que, se não estou mal informado, pertence ao Sr. Cristovinho – me corrija, se estiver errado, minha querida prima, Léia – você que trabalha no Iagro, e tens, o privilégio de estar sempre indo até o São Lourenço, uma terra sagrada para os Ribeiros da velha guarda. Pois bem, posto aqui algumas fotos dos bons tempos desta Escola.
Terceira e última versão desta Escola
Esta última versão das instalações desta Escola, data, acredito que de 1970-1971 ou 1972, um prédio de alvenaria, e no qual, foram ministradas aulas nos três períodos: matutino e vespertino (1º a 4º anos primário) e à noite, foram ministradas aulas pelo Movimento de Alfabetização Brasileiro (MOBRAL), programa criado pelo governo militar, Emílio Garrastazu Médici, aulas ministradas por Ildefonso Ribeiro.
Em São Lourenço, eu e diversos primos, embora já tivéssemos concluído o curso primário (1º ao 4º ano primário), fizemos o Mobral para não esquecermos o que havíamos apreendido e também por uma espécie de diversão, já que por morarmos em uma área rural e em função da situação econômica, estávamos impedidos de continuar o curso ginasial (5ª a 8ª séries), que era oferecido em Dourados. Em Nova América não era oferecido, e penso que em Caarapó, neste período, também não era oferecido, se alguém aqui no grupo souber informar, em nome dos Ribeiros agradeço
A Escola, atualmente
Foto histórica e rara, turmas
de 1º ao 4º ano primário, início dos anos 1970