sábado, 27 de setembro de 2025

Assim era o lavrador


Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agrícolas eram realizadas manualmente com ferramentas rústicas: machado, foice, enxadão, enxada, máquina de semear manual (matracas), serrador, serrote e utilizando animais: cavalos ou bois.
Por conta disso, quem trabalhava no campo era denominado lavrador e a área cultivada era denominada de roça. Atualmente o termo lavrador e pouco utilizado e em seu lugar utiliza-se cada vez mais o termo pequeno agricultor e o termo roça esta sendo substituido pelo termo, agricultura familiar.
Os agricultores, atualmente, via de regra, já apresentam as mãos menos calejadas e a pele menos tostada e o vestuário já não se diferencia,tanto quanto se diferenciava no passado, do  utilizado pelo homem urbano.
O lavrador, normalmente tinha as mãos com calos enormes e, por vezes,  apresentando muitas rachaduras. Por conta disso era comum ter dificuldade de tirar a carteira de identidade, haja vista, ser impossível coletar as digitais dos lavradores. Me lembro da frase muito utilizado pelos lavradores em São Lourenço: "mas não precisamos de documento de identidade, basta olharem nossas mãos, quem quer que seja, saberá que somos lavradores."
Os adolescentes e rapazes então por conta do estado de suas mãos sentiam-se muito constrangidos quando  namoravam meninas ou moças por terem as mãos extremamente calejadas.
Evidentemente que ainda existe um contingente enorme de lavradores Brasil afora, todavia, cada vez mais, estão sendo substituídos pelo agricultor familiar em razão de as relações capitalistas estarem avançando no campo, impondo cada vez, a mecanização e a relação assalariada. Por conta disso os trabalhadores tipificados como: peões, arrendatários, meeiros, empreiteiros estão percentualmente em queda.




Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...