domingo, 3 de junho de 2018

ALPARGATAS OU PÉ DE CACHORRO?

Um calçado feito de pano e a sola de corda (cizal), sendo a   São Paulo Alpargatas o seu fabricante . As alpargatas foram largamente utilizadas no século passado. O seu uso se tornou pouco comum somente a partir do final dos anos 1960, tendo em vista que o Brasil ingressou num outro estágio de desenvolvimento industrial.
Fabricado nas cores azul, marrom e vermelho  e por ser um calçado  muito  barato se popularizou  e podia ser encontrado em armazéns, bolichos e vendinhas da época. Ganhou diversos apelidos: "enxuga-poça", "pé de cachorro"; "chinelo-de-ladrão" e as pronúncias incorretas "precata" e "pergata" , já que a população brasileira de então era analfabeta.
 . Em São Lourenço  crianças e adultos utilizaram e muito as alpargatas. Eu ,por exemplo, as utilizei bastante. Ela se apresentava em duas versões, uma em que era fabricado com uma alça presa por um botão e que servia para ajustá-la no pé do usuário. Um outro modelo, parecido com sapato esporte, não contava com a referida alça.
O grande  inconveniente das apargatas é que molhava facilmente e contato com superfícies úmidas. Quando chovia,  aí sim,  o bicho pegava.. Em São Lourenço recebeu o apelido de pé de cachorro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...