quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

OS CAMPONESES E AS CORUJAS EM SÃO LOURENÇO

De volta ao passado, tirei mais esta lembrança do fundo do baú, qual seja, o olhar dos camponeses em São Lourenço para com a coruja. Se uma coruja aparecesse na casa de alguém, o desespero era grande. Se entrasse na casa do camponês, era o apocalipse. 
Os camponeses faziam o sinal da cruz, se benziam e diziam cruz credo, esse bicho traz azar. Muitos durante aquele dia, ficavam encabulados,  acreditando que uma coisa ruím estava prestes a acontecer. Tudo bobagem.
As origens de tais crendices, você amigo internauta pode ver no link no link em destaque a seguir http://www.avesderapinabrasil.com/materias/corujas_crendices.htm.
Eu, era um daqueles que embora não desse muito crédito, em alguma medida não levava a sério tais crendices, e, confesso tinha um certo receio delas. 
Inclusive, por conta dessas crendices achava a coruja um animal feio. Atualmente, o meu olhar em relação as corujas é outro. Eu as acho  muito bonitas, e, sendo professor, o meu olhar acabou por ser de maior admiração para com este animal , já que elas pra mim ao invés de azar simbolizam o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...