sábado, 21 de dezembro de 2019

O PCB E OS RIBEIROS

Grande parte dos filhos de Augusto Ribeiro nutriam simpatia por Brizola e também pelo Partido Comunista Brasileiro, o Partidão. Esta  simpatia demonstrada, em conversas que tive com alguns primos, me foram apresentadas as seguintes explicações, se devem, em especial ao Tio José, haja vista que ele, nos anos 1940 trabalhou na fábrica Arno, portanto, foi um operário. No meio operário, no período citado, a discussão sobre o socialismo era muito comum. Os trabalhadores do muito inteiro, inclusive, no Brasil, acompanhavam, da forma que era possível, a experiência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O Tio José participava no movimento sindical e anos depois, no Estado do Paraná, se filiou a um Partido, se não estou errado ao PTB, tendo sido vereador. O PTB -Partido Trabalhista Brasileiro, foi criado por Getúlio Vargas, e posteriormente, Brizola se tornou o grande líder deste Partido. Um partido que assumia algumas propostas que coincidiam com as defendidas pelo PCB.
Entre os tios, o Tio Celso, era o mais brizolista. Nas conversas sobre política, o Tio Celso, de vez em quando, dizia,  se precisar eu estou disposto a pegar a minha cartucheira e fazer a luta. Quanto ao Tio José, nos anos 1980, foi militante do Partido Comunista Brasileiro em Dourados e, eu também, e tive uma grande influência para esta decisão do Tio José. Quando criança em São Lourenço, li vários livros de Jorge Amado, de propriedade do Tio José, onde as narrativas feitas por este escritor abordavam o papel desempenhado pelo PCB.
Todavia, atribuir somente ao Tio José, tais influências, é simplificar demais a explicação. Em verdade o contexto político e econômico brasileiro é a principal causa. 
Com a implantação da ditadura militar, em 1964, a Família Ribeiro, por pouco, muito pouco mesmo, não foi visitada pelos forças repressoras. Tudo porque o Tio José era assinante do Jornal do Onze, uma organização política criada por Leonel Brizola. Os agentes da ditadura diziam que esta organização era de orientação comunista, uma grande mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...