Morei em N. América, entre os anos 1965 a 1970. Meu pai tinha uma máquina de arroz na entrada Ddos x Caarapó. Conclui a quarta série escolar nesta cidade. Sinto imensa saudade de tudo aje aí vivi. Profa. LAURITA, prof. João Bosco, meus amigos: Tadashi, José Pancoso, amigas: Michinha e irmãs, em fim, saudades de tudo! ! Comentário feito pela prima Ione Ribeiro, há 7 anos atrás neste site: http://wikimapia.org/14758496/pt/Nova-Am%C3%A9rica
EI Nº 2.115, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1963.
CRIA O DISTRITO DE PAZ DE NOVA AMÉRICA, NO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ.
Autor: Deputado Cota Marques.
Fonte: https://leisestaduais.com.br/mt/lei-ordinaria-n-2115-1963-mato-grosso-cria-o-distrito-de-paz-de-nova-america-no-municipio-de-caarapo
O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica criado, no município de Caarapó, o Distrito de Paz de Nova América, com sede no povoado do mesmo nome.
Art. 2º Os limites do Distrito de que trata a presente lei serão os seguintes: partindo da cabeceira do Córrego Bopei, segue, por este, até sua foz no Rio Dourados, daí, por este acima até a desembocadura do Córrego Taquara, subindo por este até a confluência do Córrego Paicolá e por este até sua cabeceira; daí segue pelas divisas do município de Ponta Porã até a estrada que liga Caarapó a Ponta Porã, pela qual segue-se à cabeceira do Córrego Bopei, ponto de partida.
Art. 3º Esta lei entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 1964, revogadas as disposições em contrário.
Palácio Alencastro, em Cuiabá, 26 de dezembro de 1963, 142º da Independência e 75º República.
Mais curiosidades sobre Nova América:
Criada, cerca de 04 meses antes do golpe militar, o Distrito de Nova América, mas implantada de fato em 1964, portanto, no ano de implantação do golpe militar, sofreu forte influência dos princípios filosóficos, éticos e morais que inspiraram o golpe militar.
Não por acaso, o seu nome, a meu ver, é Nova América, uma alusão de que este distrito no imaginário dos seus idealizadores deveria ser tão próspero quanto os EUA, País que articulou e apoiou o golpe com informações e militarmente, inclusive, concentrando a Marinha Americana no então Território Federal de Fernando de Noronha, a qual entraria em ação se houvesse reação e resistência armada aos golpistas. E ao longo desta década e início da década de 1970, Nova América passava a ideia de que seria muito próspera, todavia, a partir da crise do regime militar, iniciada em meados dos anos 1970, o Distrito começou a declinar e já nos anos 1980, as pessoas começaram a migrar, muitos, inclusive, desmanchando as suas casas, as quais, em sua maioria eram de madeiras, e as levaram para o lugar para onde iriam morar, quase todas para Dourados. Nova América passou por um processo de despovoamento. Atualmente é uma vilinha sem muitas perspectivas de crescimento.
As ruas de Nova América são nominadas com nomes de países.