quinta-feira, 2 de agosto de 2018

MUITAS CONQUISTAS EM SÃO LOURENÇO, AS DEVEMOS AO TIO JOSÉ

O Tio José, não é segredo para ninguém, sempre esteve envolvido na política partidária e nas disputas eleitorais. Quando veio do Paraná ser lavrador e sitiante em São Lourenço realizou um movimento de aproximação dos representantes políticos caarapoenses e douradenses. Embora vivêssemos sob a lógica dos anos de chumbo (uma ditadura militar), o Tio José, muito astuto e habilidoso, mesmo sendo adepto do Partido Comunista Brasileiro, aproximou-se dos políticos. Não raro fazia muitas críticas ao posicionamento político-partidário e reacionário dos mesmos, todos, infelizmente integrantes da então Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido da situação, isto é, do regime militar. Mas estas críticas, as fazia, eu afirmo, de forma tão nobre que os políticos acabavam por não guardar rancor do Tio.
Uma crítica que o Tio fazia a eles, especialmente aos políticos que se diziam de oposição ao governo era o fato de se candidatarem pela ARENA. O que diferenciava a oposição da situação era apenas o acréscimo de um número a legenda, isto é, ARENA 01 para os candidatos da situação e ARENA 02 para os pretensos opocisionistas.
Pois bem, o Tio José, os "cutucava" dizendo se querem pousar de oposição o façam pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), embora seja uma oposição consentida pelo regime militar, mesmo assim, é a legenda que vocês devem ingressar para derrubar esta ditadura.
Esta aproximação, a meu ver, feita com tanta competência pelo Tio José, e explico porque: reivindicações  (patrolamento das estradas, construção da escola de alvenaria, etc)dos camponeses em São Lourenço, neste período, foram atendidas graças ao trabalho de bastidores do Tio José. Muitas pessoas até hoje não sabem disso.
Moral da história, o Tio José, sabia ser oposição, não compactuar com os princípios do regime ditatorial e ainda assim pleitear e ser atendido em algumas das reivindicações feitas em prol do São Lourenço.



Tio José pro Senhor, 
eu tiro o meu chapéu.
Aprendi muito com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...