terça-feira, 16 de março de 2021

CENTRO ESPÍRITA OU SOCIEDADE ESPÍRITA???

 

Xerox do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso,
15 de Março de 1966, edição em que foi publicada
a Ata de Fundação da Sociedade Espírita
Allan Kardec de São Lourenço, ocorrida 
em 28 de Fevereiro de 1964

Postei aqui a Ata de Fundação  da Sociedade Espírita Allan Kardec, datada de 28 de Fevereiro de 1964, cuja publicação no Diário Oficial do então Estado de Mato Grosso, se deu no dia 15 de Março de 1966 (2 anos e praticamente um mês depois da fundação da Sociedade). Embora não esteja legível aqui neste blog, na foto que recebi em meu celular é possível,fazer a leitura da mesma.

Na ata, a denominação   dada a esta organização é Sociedade Espirita Allan Kardec e não Centro Espírita, como todos nós, nos referimos a mesma. Consta também que a mesma é sediada no município de Caarapó, num lugar denominado de Córrego São Lourenço, tendo por objetivo o estudo do espiritismo, bem como a prática moral e material da caridade e Ildefonso Ribeiro da Silva, o seu presidente, no momento da fundação.Também aparece na ata que em caso de dissolução, é necessário a anuência de 2/3 dos associados quites com a Sociedade e que a dissolução não será efetivada se não houver  três sócios que assumam o compromisso de manutenção da Sociedade. Coloquei em destaque o termo dissolução, pois, penso que a redação correta deveria ser: se não houver pelo menos três sócios que se responsabilizem pela Sociedade, a mesma  será dissolvida. Todavia, acredito ser difícil confirmar se o que estou a dizer procede. Suponho que as pessoas que podem ter esta informação, são o Luís Carlos e a Eunice Daniel, ou um dos dois.

A Sociedade Espírita Allan Kardec, a meu ver, cumpriu diversos papéis em São Lourenço. São eles:

a) o estudo, a propagação, a consolidação e a territorialização do espiritismo por toda a Região da Grande Dourados e em conformidade com o preconizado por Allan Kardec, isto é, grandes esforços para que não fosse caracterizado pelo sincretismo religioso, um fenômeno frequente nas práticas dos espíritas, qual seja,  a de incorporar práticas do kardecismo e também da umbanda, quimbanda e outras. Faço esta afirmativa com base no depoimento do Tio Antônio (canal do Youtube Enio Ribeiro XXI: https://www.youtube.com/watch?v=Mc5Z6VmFe9U&t=216s) que afirma: graças ao contato com os espíritas do Centro Espírita Santo Agostinho de Liberal, o qual, seguia fielmente a forma de praticar o espiritismo conforme preconizou Allan Kardec. Aliás, o Tio Antônio, aqui em Dourados, fazia restrições a algumas casas espíritas por conta deste sincretismo. O Tio Antônio só se sentia plenamente feliz, se as práticas nas casas espíritas fossem genuinamente kardecistas. Isto, o Tio declarou para mim, em conversas que tive com ele, por mais de uma vez;

b) desempenhou papel decisivo para que os camponeses apresentassem a resignação necessária, diante das grandes dificuldades encontradas em São Lourenço para lavrarem a terra e lá permanecerem. São Lourenço nos anos 1950, 1960 e 1970 era um sertão. Acesso difícil já que as estradas eram precárias, o meio de comunicação era o rádio, especialmente a Rádio Clube de Dourados. A renda dos lavradores era muito pequena, obrigando a grande maioria a uma vida muito difícil, penosa mesmo.Sendo assim, a religião espirita kardecista, mesmo para quem não era espírita, contribuiu para que os lavradores encarassem os desafios e lavrassem as terras em São Lourenço, especialmente para o cultivo do arroz, com invejável resignação, logrando grandes feitos notáveis, sendo o principal: desbravar as terras do São Lourenço; 

c) se constituiu em espaço lazer, cultura e confraternização, inclusive para pessoas que não eram espíritas, mas que não tendo outras opções de lazer, cultura, jogar conversa fora,etc acabavam por se dirigirem ao Centro Espírita Allan Kardec.

Ainda sobre esta ata quero dizer que, conforme os depoimentos feitos pelo Tio Antônio e que constam no no vídeo,cujo link citei anteriormente nesta postagem, que formalmente, a fundação desta Sociedasde se deu em 1962. Todavia, eu deduzo pelas falas do Tio Antônio  que o funcionamento informal da referida Sociedade ocorreu ainda em meados da década de 1950. Mas isto é uma outra história.





 

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