quarta-feira, 14 de julho de 2021

EDUARDO RIBEIRO E MIGUEL DANIEL, DOIS BONS CONTADORES DE CAUSOS

 Nos anos 1950, 1960 e 1970, no São Lourenço de guerra, sofrido, porém, nunca esquecido, e em um tempo que não havia rede de energia elétrica, nem televisão, nem telefone, nem internet,  poucas alternativas  de informação, lazer e cultura existiam. Uma delas, o rádio. Todavia, havia grande consumo de pilhas, as quais eram caríssimas, cuja energia armazenada não permitia ouvir programas, durante tanto tempo, sem descarregarem. 

Em sendo assim, as famílias eram seletivas. Por exemplo, havia casas em que o  rádio era só para ouvir programas e transmissões de partidas de futebol; outros para notícias; alguns para ouvir o horóscopo; outros para a música e ainda assim de forma bem dosada.

Entrava em cena, por exemplo, como alternativa de lazer, nos reunir, em  "rodinhas" de pessoas, nas quais, alguns com talento para contarem piadas, casos e causos, davam o seu espetáculo. E, por falar em contadores de causos, eu vou externar a minha opinião, qual seja, os dois melhores  contadores de causos, aliás muito bons, eram o Tio Miguel Daniel e o Eduardo Ribeiro. 

Eles eram muito engraçados na entonação de voz, na gesticulação e no suspense que adotavam quando estavam contando causos. O Tio Miguel, era melhor ao contar causos sobrenaturais. A forma como contava estes causos, pareciam tão reais que, a impressão que tínhamos era de estarmos vendo e vivendo de forma real o causo contado. Por vezes, ficávamos arrepiados durante a narrativa do Tio Miguel, pra não dizer o mínimo,  de fato, não raro,  ficávamos assustados, com medo mesmo; já o Eduardo ao contar os causos, o seu ponto forte era o lado cômico, desde a entonação de voz, risos e trejeitos. Ambos, o Tio Miguel e o Eduardo  contribuíram para  suportarmos as adversidades que um sertão oferece, e, eu diria, de momentos de prazer e para entenderemos que, viver, sempre vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...