Nos anos 1960, me lembro, muito vagamente que havia uma linha de transporte coletivo de passageiros, ligando Dourados, se não estou enganado a Paranavaí. O nome desta Empresa era Aza Branca. As pessoas se referiam a ela como a Jardineira e não, ônibus, como se dá na atualidade com os veículos de transporte coletivo de passageiros.
Formato aproximado da Jardineira
Esta Jardineira circulava 03 vezes por semana. E nela os passageiros podiam embarcar a si e a seus pertences,os mais variados possíveis: malas, porco, galinha, sacas de produtos agrícolas (arroz,milho, feijão, etc). Ela passava pela rua principal de Nova América - um distrito de Caarapó -, Rua Argentina que em seu final, em sua parte norte, estava localizada a casa e a máquina de arroz do Tio Edson.
Nós, os Ribeiros, aguardávamos, em alguns momentos que esta jardineira passasse, portanto, na casa de Tio Edson. Inúmeras vezes, almoçávamos ou lanchávamos na casa do Tio Edson até que a jardineira passasse para irmos pra Dourados ou, com menor frequência, até Caarapó.
A atual rodovia BR-163, ligadndo Dourados a Caarapó,no período citado era denominada de reta, não era asfaltada e em dias chuvosos era muito comum os veículos atolarem e a viagem ter que ficar mais longa e a chegada ao destino ser imensamente atrasada, sem falar da imensa poeira e solavancos provocados pela irregularidade da estrada. A sensação que tínhamos era de que, como se dizia na época: "estes solavancos vão arrancar o nosso bofe"
0bservação: atualmente este trajeto é feito pela Empresa de Transporte Coletivo, Expresso Maringá, diariamente em vários horários ao longo dia;
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