sábado, 29 de abril de 2023

A ESCOLINHA DE SÃO LOURENÇO, FEZ HISTÓRIA E DEIXOU SAUDADES!!!

A Escola Rural Mista de São Lourenço, sediada em São Lourenço, Município de Caarapó(MS),  atualmente em ruínas (vide foto anexa), uma Escola que nos anos 1970, no inesquecível São Lourenço que,  a exemplo de que ocorria em todo o Brasil, foi atingido duramente pelo  êxodo rural, fenômeno que obrigou cerca de 80% de todas as famílias camponesas lá residentes a migrarem, especialmente para a cidade de Dourados, ainda nos duros anos de chumbo (ditadura militar), também na década de 1970.

Os camponeses ao chegarem em Dourado,  percorriam a cidade visitando as empresas aqui estabelecidas em busca de emprego. Felizmente, segundo relato do Francisco Barcelos, o Chicão (foto anexa), o conceito desfrutado pela escolinha de São Lourenço era muito bom. Os empresários ao serem informados de que o candidato a uma vaga estudara na Escola Rural Mista de São Lourenço, o contratavam de imediato, comprovando assim o trabalho de excelência realizado por Maria Sinhá e Ildefonso Ribeiro . Lembrando que no estágio terminal da Escola Rural Mista de São Lourenço, Antônio Ribeiro da Silva Filho (Toinho - foto anexa) foi professor nesta Mesma. O Toinho um dos filhos do Tio Antônio Ribeiro.


o Toinho (Antônio Ribeiro Filho), o
primeiro à  Esquerda.

Não só junto as empresas, mas também àqueles ex-alunos da Escolinha que continuaram os seus estudos (curso ginasial - 5ª a 8ª séries), nos anos 1970, quase todos na Escola Estadual Presidente Vargas, figuraram entre os melhores.

Me lembro do orgulho de Pulcina Ferreira, a Matriarca da Familia Ribeiro, orgulhosamente nas conversas feitas, praticamente todos os domingos, depois que as pessoas saiam do Centro Espírita Allan Kardec e se dirigiam até seu casa, na qual a conversava rolava solta, Pulcina aproveitava para, vez ou outra, relatar o bom desempenho dos alunos da dita escolinha, por uma razão simples e compreensível, Maria Sinhá, sua nora e Ildefonso Ribeiro, seu filho, e dentre os alunos bem sucedidos, figuravam grande parte dos seus netos.

O que tenho a dizer é que não devemos ficar de olho no retrovisor procurando voltar ao passado, mas em alguns momentos, a gente desconsidera essa orientação e me flagro relembrando os anos que vivemos em São Lourenço, anos muito difíceis, de penúria, muito sofrimento, porém, marcantes e inesquecíveis.

 

Francisco Barcelos (Chicão), 



A Escola Rural Mista de São Lourenço,
a versão melhor e mais 
moderna de suas instalações


Escola Rural Mista de São Lourenço, atualmente (RUÍNAS)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...