sexta-feira, 14 de abril de 2023

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: qual o modelo de Jardineira foi utilizado ou os dois foram utilizados?

 Olá Marina, prima querida! Minha cabeça está  à mil rotações por minuto, depois que você colocou a foto do modelo de Jardineira, que no início dos anos 1960, fazia a linha entre Dourados-Caarapó e, acredito que também para outras cidades do Paraná. São fatos tão distantes no tempo, e como o registro, fotográfico nem sempre era possível , apelamos para a memória. Mas essa, de vez em quando, apronta! Mais deixa pra lá.

Eu me lembro do meu pai, tios e demais camponeses de e no São Lourenço, falarem frequentemente da Jardineira. Eu ainda era muito criança, acredito que com cerca de 05 a 06 anos de idade, sendo assim, me lembro vagamente de que num determinado dia, fui com o meu pai até Nova América e  fiquei na casa do Tio Edson, e eis que eu estava sentado voltado para a Rua Argentina, na época a rua Principal de Nova América, a qual,  passava em frente a Casa do Tio Edson, e eis que vi, a tão falada e folclórica Jardineira passar. Se a memória não me traiu, ela não tinha carroceria, porém, sou obrigado a confessar, não tenho certeza.

Mais de uma coisa eu me lembro, sem medo de errar, realmente, ela transportava passageiros e mercadorias: arroz, açucar, porco, galinha e outras coisas mas. Me parece que tinha dois bagageiros, um embaixo, que nos ônibus atuais, se destinam para a colocação das  as malas dos passageiros e também tinha um bagageiro na parte superior da Jardineira. 

E que, realmente não era todo dia que ela circulava. Tinha os dias da semana pré-determinados. Mas estava sempre cheia, e, costumava atrasar, porque não o trajeto percorrido não era asfaltado, era simplemente uma estrada. Era estrada de chão. E em dias de chuva, os veículos, inclusive, a jardineira, atolavam e atrasavam.

Me lembro que os camponeses se referiam a esta estrada, atualmente Rodovia 163, denominando-a de"a reta". E mais: muitas vezes os camponeses vinham à pé até a dita reta para embarcar nesta famosa e folclórica jardineira.

Mas,creia Prima, na minha imaginação o formato da jardineira era semelhante a foto que coloquei. Agora se você me apertar e perguntar: se eu tenho certeza e que não estou enganado, até o dia que você postou aquela foto, eu ñão tinha dúvidas, mas agora, eu tenho. Pode ser que tenha transitado, em momentos diferentes, os dois modelos. Mas vou deixar a palavra com os demais Ribeiros!

Marina coloquei os dois modelos de Jardineira. Até o dia da tua postagem eu teimava que era o modelo de cima! Mas agora, eu estou numa grande dúvida (Kkkkk)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...