A Semana Santa, no São Lourenço, anos 1960 e 1970, não era tão festejada como atualmente. Por dois motivos, naquela quadra histórica, o Brasil, ainda não era uma sociedade de consumo. Era um país predominante rural; e a Família Ribeiro, em sua maioria simpatizante ou pertencente ao Espiritismo Kardecista, comemorava discretamente a passagem da data. Não havendo o apelo comercial que hoje é feito na Semana Santa, a data passava quase que totalmente despercebida.
Porém, em alguns anos, n ão sei porque "cargas d`´agua",a data era um pouco mais curtida. Me lembro que num determinado ano, por exemplo, Eu, o Alberto e o Renato, na Quinta Feira Santa, ficamos enrolando até chegar a meia noite. Durante uma parte do tempo ficamos jogando bingo. No entanto ao invés de dizer "vamos jogar bingo, dizíamos vamos jogar tomba. Até hoje não sei o porquê deste nome. Quem sabe o Renato, tenha a resposta.
Depois, fomos até o campo de futebol que existia nas proximidades da Casa do Tio José e ficamos a conversar até que a meia noite chegasse. E a conversa se deu sobre histórias e relatos misteriosos, crendices e lendas existentes sobre esta data.
Relatos de que quem desrespeitasse a data poderia ser castigado se tornando, por exemplo, lobisomen, ser vítima de algum acontecimentos trágicos ou presenciar algo sobrenatural profundamente aterrorizador. Aquelas histórias relatadas em uma noite bem escura, em meio a natureza, com todos os animais de hábito noturno em atividade, era a combinação ideal para nos deixar, em alguma medida, assustados. Mas, ainda assim, rolaram histórias e mais histórias, até que o cansaço nos vencesse e fôssemos dormir.
EUDARDO E O DOMINGOS
Já o Eduardo e o Domingos, este último, um trabalhador contratado pelo
Edson Daniel, os dois, adultos, em uma determinada sexta feira, confeccionaram um Judas e o colocaram na casa de Seo Marcílio, um senhor que tinha algumas filhas moças e muito bonitas, dentre elas, a Mercedes. Com o Judas deixaram uma carta pedindo a Mercedes em namoro.
No outro dia, me lembro deles, comentando felizmente as presepadas aprontadas. Ficavam imaginando a reação do Seo Marcílio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário