domingo, 2 de abril de 2023

UMA BOA MISTURA: CASAMENTO, ESPIRITISMO E FAMÍLIA RIBEIRO

Luís Carlos Ribeiro da Silva (Luisão) e Maria de Lourdes da Silva (popular Lurdinha)  aderiram ao espiritismo kardecista na década de 1960, quando  moravam em São Lourenço e frequentavam o Centro Espírita Allan Kardec. Luís Carlos tornou-se espírita em 1961 e Maria de Lourdes a partir de 1965.

Lurdinha relatou que se tornou uma espírita kardecista inicialmente contrariando sua mãe (Geralda Costa Ribeiro), então uma católica que tinha muito medo do espiritismo. Os  primeiros contatos de Lurdinha com esta religião se deram no Centro Espírita Allan Kardec, evidentemente, sem que a sua mãe soubesse, quando fora    estudar e morar em São Lourenço com a sua irmã Anita,  próxima a Escola Rural Mista de São Lourenço. 

Anita, fazia pouco tempo que casara-se com António Costa, um espírita kardecista. Aliás, o fato de António Costa ser um espírita, causou, alguns problemas de relacionamento com a Dona Geralda – mãe de Lurdinha. Lurdinha relatou que António Costa, quando ainda estava namorando Anita, foi interpelado por Dona Geralda que queria saber como ficariam as coisas ao casar-se com a sua filha? A resposta de António Costa foi a de que amava muito a sua filha, porém, não renunciaria ao espiritismo, mas assumia o compromisso de que não   obrigaria Anita,  a ser uma espírita. 

O desfecho desta história foi surpreendente, já que tempos depois, não só Anita se converteu ao espiritismo, mas a própria Dona Geralda, inclusive, na condição de médium no Centro Espírita Allan Kardec e, de resto toda a família de Dona Geralda, acabou convertendo-se ao espiritismo.

Lurdinha relatou que desde os primeiros contatos se identificara com o espiritismo kardecista e que Ildefonso Ribeiro, seu cunhado e professor na Escola Rural Mista de São Lourenço, casado com Maria Senhora -  irmã de Lurdinha -, teve papel  decisivo na sua opção pelo espiritismo kardecista. ldefonso Ribeiro afirmou Lurdinha era uma pessoa muito determinada e organizada no desempenho de suas atividades, tanto a frente da escola, quanto do Centro Espírita Allan Kardec. 

Lurdinha quando se tornou espírita kardecista era uma pré-adolescente e assumiu, precocemente, uma grande responsabilidade, a de evangelizadora no Centro Espírita Allan Kardec. Para dar conta de tamanha responsabilidade dedicou-se intensamente às leituras e estudos das obras espíritas e participou de vários cursos, sob a orientação, claro, de Ildefonso Ribeiro.  Estudos submetidos a uma rigorosa disciplina e avaliações formais (provas escritas) com o objetivo de que o aprendizado fosse maximizado. 

Lurdinha revelou que, nos anos 1960, participou de muitos eventos promovidos pelo movimento espírita em Dourados, alguns deles, na Casa Espírita Amor e Caridade, cujos custos com ornamentos, vestimentas e deslocamentos necessários eram bancados, em alguns momentols, com muito sacrifício, por Ildefonso Ribeiro. Para ele – afirmou Lurdinha - o que importava era que eu me tornasse uma evangelizadora bem qualificada.”

Por outro lado, Lurdinha e Luís Carlos se conheceram e se tornaram namorados, namoro que resultou em casamento, numa condição de cumplicidade religiosa, qual seja, a de espíritas e frequentadores do Centro Espírita Allan Kardec.  Mais tarde mudaram-se para Dourados e passaram a frequentar o Centro Espírita Amor e Caridade, no qual, estiveram organicamente vinculados por cerca de 20 anos. Atualmente o casal frequenta a Casa Espírita Emanuel.  

Curiosidade: ao Luís as pessoas se referem chamando-o de Luísão e a Lurdes, de Lurdinha. Um no aumentativo e outro no diminutivo.
Na próxima postagem falarei sobre o Centro Espírita fundado pela Lurdinha em Caracol.
Observação: estas informações me foram passadas em 2017 pelo Luisão e pela Lurdinha.

Nesta foto, da esquerda para a direita,
a Lurdinha é a 2ª pessoa e o Luisão, a 3ª pessoa

Nesta foto temos a Família Ribeiro, a partir de José Ribeiro. filhos, esposa e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...