Ainda sobre o futebol em São Lourenço, nas décadas de 1960 e 1970, o time de São Lourenço, por diversas vezes enfrentou o time de Liberal. E aqui vou reproduzir um comentário feito pelo Toinho. a partir de uma postagem que fiz sobre o Zé De Paula, o qual, com o seu caminhão por diversas vezes trasnportou a produção de arroz de meu pai até Dourados, Cidade na qual, Epifânio Ribeiro vendia a sua colheita. Acredito que o Zé de Paula tenha transportado a produção de outros lavradores residentes em São Lourenço.
Pois bem, o Toinho disse que teve a honra de jogar bola com os filhos do Zé de Paula, a saber o Polaco e o Zé Bezerra. Além destes dois jogadores, o Toinho se referiu a outros atletas da equipe de Liberal, o Churiba e o Civuca, estes dois últimos não eram filhos de Zé de Paula.
Eu aproveitei e acrescentei a lista iniciada pelo Toinho, outros atletas. São eles: Zé da Mata, jogador muito veloz, não era tão habilidoso, porém com o seu fôlego intenso, apresentou dificuldades, nem sempre contornadas pela equipe de São Lourenço; cito também o Atílio e o Dirço - dois irmãos - ambos atuavam como goleiros; o Atílio também jogava na linha, até porque jogando na mesma equipe, o Atílio não sendo tão bom goleiro, quanto Dirço, recorrendo a uma gíria popular, teve que "espirrar" e jogar na linha. O Atílio, tinha um chute com o peito de pé, extremamente potente, um petardo.
Não preciso dizer que a rivalidade entre as equipes de São Lourenço e Liberal, assemelhava-se a rivalidade que existe entre Cortinhians e Palmeiras ou Flamengo e Vasco. Vencer, vencer, vencer, eis o que importava.
Liberal, São Lourenço e o Espiritismo Kardecista.
Aliás Liberal e São Lourenço, além do futebol, também se caracterizaram por sediarem as casas espirtas, Santo Agostinho e Allan Kardec, respectivamente. Segundo relato feito por Tio Antônio em 2017, a minha irmã, a Alcione, o Centro Espírita Allan Kardec, foi criado sob a influência do Centro Espírita Santo Agostinho; e o Tio, disse mais, o Centro Espírita Santo Agostinho organizava os estudos do espiritismo kardecista totalmente fiel ao princípios preconizados por Allan Kardec, isto é, sem sincretismo. Nesta Casa Espírita, não havia espaço para sincretismo religioso, qual seja, incorporar rituais e práticas, ainda que minimamente, do espiritismo de matriz africana. E o Tio Antônio foi taxativo, em sustentar que em São Lourenço, a Casa Espirta Allan Kardec se inspirou plenamente na Casa Espírita de Liberal, desde a sua fundação. Não por acaso, diversas eventos, congressos, encontros e estudos foram realizados em parceria entre as duas Casas Espíritas. Detalhe: somou-se a estas duas casas, inúmeras vezes, a Casa Espírita Amor e Caridade, esta última, sediada em Dourados. Aliás, das 03 é a única que ainda existe. As Casas Espíritas de São Lourenço e Liberal, devido ao êxodo rural, intenso, acabaram por serem desativadas, contudo, as casas espíritas, existentes em Dourados, inclusive, dentre elas, Centro Espírita Amor e Caridade, abrigaram os espíritas oriundos de São Lourenço e Liberal, e não raro, os espíritas destas duas casas, se tornaram dirigentes e evangelizadores das casas espíritas sediadas em Dourados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário