Dando continuidade as minhas postagens sobre times de futebol em São Lourenço e o Centro Espírita Allan Kardec, na presente postagem, acrescento este relato:
a) Tio Antônio em algum momento, figurou como um dos estimuladores da equipe de futebol São Lourenço, todavia por conta de um desentendimento que teve no jogo realizado entre a equipe do São Lourenço e o Corinthians de Nova América, na qual, sendo mais claro, ocorreu uma briga generalizada, o Tio Antônio procurando ser plenamente coerente com a filosofia espírita, entendeu que deveria se afastar, ficando a frente da equipe de São Lourenço, apenas os seus irmãos, Ildefonso e Epifânio que relativizaram a briga e entenderam que apesar do mesma ter ocorrido, ainda era válido continuarem promovendo a prática do futebol em São Lourenço. O Tio Antônio, segundo afirmou o Toinho, estava com 30 anos de idade.
No entanto, o Tio Antônio participou décadas mais tarde, na cidade de Dourados de uma confraternização dos espíritas kardecistas, reunindo integrantes das diversas casas espíritas do município, jogando no gol, aliás a sua posição - registre-se era um excelente goleiro. Ainda de acordo com o Toinho, Tio Antônio conseguia arremessar com muita força e velocidade a bola, utilizando apenas as mãos e neste jogo, fez um lançamento para o Mathias, ex-genro do Tio, o qual, cabeceou a bola e o Toinho que também estava jogando fez o corta luz, gol que assegurou a vitória da equipe, na qual, o Tio Antônio estava jogando.
Detalhes: neste jogo o Toinho quebrou um dedo de sua mão direita por conta de uma bola dividida.
Perceba pelos relatos até aqui feitos , os desdobramentos e a relação entre futebol, os espiritas e a Famíla Ribeiro. Esta ação combinada pró-8futebol e espiritismo, iniciada em São Lourenço e que em alguns momentos teve continuidade em Dourados, atestam que religião e o esporte não são incompatíveis, pelo contrário ambas se benefeciam mutamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário