Lá no velho e bom São Lourenço, havia dois times: o Time dos Titulares e o Time dos Aspirantes (reservas). Pejorativamente o time de aspirantes era denominado de cascudo. Os demais times da região: Liberal , Café Porâ, Nova América e outros, também, se organizavam em dois times - titulares e aspirantes. Os aspirantes faziam o primeiro jogo, por isso, também eram denominados de "esfria sol".
Quando ocorria da equipe adversária que havia acertado de ir até ao São Lourenço, não vir,organizava-se dois times aproveitando os atletas dos times de Titulares e Aspirantes. Todavia, Epifânio Ribeiro, o técnico dos dois times, adotava a seguinte providência: o ataque do time titular era escalado para jogar pelo aspirante, pois, desta forma confrontavam-se com os defensores do time titular. Nstes momentos, Epifânio Ribeiro procurava fazer observações e correções em falhas verificadas tanto em relação aos atacantes quanto aos defensores.
E a torcida dava o seu show - rapazes e moças - que não eram atletas, vestiam as suas melhore roupas (as domingueiras), utilizavam perfumes e cosméticos, visando ostentar a melhor imagem e impressionar o sexo oposto. É claro que alguns namoros ocorreram, isto é, receberam um "empurrâozinho", graças aos eventos esportivos.
Portanto, os jogos, se constituíram simultaneamente em momentos de lazer, de descontração, namoros e, excepcionalmente, de alguns desentendimentos - quando os ânimos dos atletas exaltavam e algumas brigas acabaram por ocorrer, todavia, sem atingir um grau tão extremado, felizmente -, logo cumpriram papel importante para a convivência social e para consolidar o espírito comunitário e de cumplicidade entre camponeses e camponesas. Notem bem, mesmo, não havendo jogos femininos, muitas moças iam ao campo e lá se divertiam, e por vezes, pintava alguma paquera. Mas havia, também as moças que não iam ao campo porque, os pais, não permitiam que fossem, afinal de contas, o Brasil até os anos 1970, contava com uma população maioritariamente rural e conservadora, inclusive, no Velho e Bom São Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário