Aqui vai mais um capítulo sobre o futebol em São Lourenço, tendo como foco a equipe infantil, ou melhor, dente de leite, que segundo o Augusto Daniel, foi denominada de Cruzeiro. O uniforme da agremiação infantil era azul. O seu técnico, Epifânio Ribeiro.
Esta equipe fez a sua estréia jogando contra a equipe de dente de leite, liderada pelo Srº Alfredinho, o qual, morava em Dourados, um comerciante, se não me falha a memória, proprietário de um posto de gasolina.
O Seo Alfredinho tornou-se muito amigo da Família Ribeiro, haja vista que também era praticante do espiritismo kardecista. O jogo de estreía ocorreu no São Lourenço, no campo de futebol de terra, que estava sediado nas imediações da casa do Tio José. Quanto ao placar - deixa pra lá - perdemos. Mas a derrota não ofuscou o brilho da ousadia de em pleno sertão ser constituída uma equipe de futebol dente de leite.
Epifânio Ribeiro não só teve a ideia como liderou o movimento e as articulações para fundar a equipe de dente de leite, empreitada para a qual contou com o apoio pra valer, de Edson Daniel, que disponibilizou a camionete Willys para transportar os atletas em jogos que foram realizados fora de São Lourenço.
Me lembro que além da equipe de Seo Alfredinho, dois jogos, um em São Lourenço, outro em Dourados, jogamos também contra uma equipe do Café Porã, e o Augusto Daniel faz referência a um jogo que fizemos contra o Corinthians de Nova América, equipe que era presidida pelo Zé Corinthians.
Foram poucos jogos, haja vista não ser tradição, Brasil afora, a existência de equipes infantis, especialmente nos sertões, situação de São Lourenço, pesando, enormemente a questão econômica, até porque os atletas sendo menores, não tendo renda, e, não raro não contavam com o apoio dos país, a autos-sustentação da equipe ficava muito difícil.
No caso específico de São Lourenço, esta dificuldade foi vencida pelo ação voluntariosa e despreendida de Epifânio e o Edson Daniel, que bancaram os custos com a equipe. Todavia, outra dificuldade surgiu, não existiam em São Lourenço e região equipes infantis. Até mesmo em Dourados, era rara a existência de equipes infantis. Por conta disso, a equipe infantil em São Lourenço teve uma curta existência, todavia, a sua simbologia se eternizou nas mentes de todos nós, então crianças e que fizemos parte daquela equipe.
O meu pai, tinha uma sensibilidade muito grande para com as crianças, em especial, os sobrinhos e sobrinhas, razão pela qual ocorreu esta ação ousada e eu diria até certo grau revolucionária de fundar o Cruzeiro, uma equipe infantil. Se alguém tiver foto desta equipe, peço a gentileza de postar aqui no grupo.
Em síntese, posso dizer o seguinte: o vanguardismo em São Lourenço se verificou relacionado a diversas demandas e serviços: religião (Centro Espírita Allan Kardec); Educação ( Escola Rural Mista de São Lourenço); abastecimento popular (o armazém do vovô); a constituição de uma espécie coletivo - embora não formalmente - de assistência social e saúde, coletitvos constituídos porTio Dé, Vovó, Tia Sinhá, Dona Joana e outros) que se responsabilizaram por fazerem partos, aplicação de injeções, pequenas cirurgias, benzimentos, datilografar alguns documentos (documentos datilografados por Tio Dé, em sua pré-histórica, maquina de datilografar, uma Remington, com a qual datilografou documentos que em alguns momentos foram demandados pelos camponeses). A Família Ribeiro ao desenvolver este conjunto de ações se caracterizou por uma postura vanguardistas, as quais, se materializaram em políticas públicas bancadas pela própria comunidade, haja vista que, o Poder Público (Prefeitura e Governo Estadual), nas décadas de 1950, 1960 e 1970 se caracterizaram pela quase completa omissão em ofertar serviços demandados pelos camponeses: lazer, escola, saúde, abastecimento popular, manutenção de estradas e outras demandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário