Esta semana, o meu irmão Paulinho (Paulo César), em visita feita ao Tio João Ribeiro e as suas filhas (Suly e Sônia), Maringá e Flórida no Paraná, em conversa pra lá de informal com o Tio João, ouviu dele, o relato de que em algum momento de sua vida, se envolveu formalmente com a política.
Tio João afirmou que tentou se candidatar como prefeito pela UDN, todavia, os caciques do Partido, se articularam para inviabilizar a sua candidatura e ele acabou se lançando como vereador.
O Tio João, demonstrando coerência enfatizou que num regime democrático, todos nós, de uma maneira ou de outra nos envolvemos com a política, pois, parte do entendimento de que as nossas necessidades e demandas são atendidas ou não, em consequência das ações humanas, portanto, todas as ações humanas, queiramos ou não, resultam como sendo, ações políticas e tem consequências.
No entanto, a participação política em um Partido Político e se apresentando como candidato, isto é, formalmente, o Tio João, revelou que ocorreu por influência do seu irmão, o José Ribeiro.
O Tio José, só para elucidar melhor esta postagem, anteriormente havia trabalhado como operário em São Paulo, e neste período, participou do movimento sindical e se convenceu do quanto é necessário os trabalhadores entenderem que a participação política dos mesmos, deve ser para além de informal, ou seja, formalmente, já que faz muita diferença. Anos mais tarde, o Tio José foi morar no Paraná, e nesta convivência, acabou por influenciar o Tio João e de resto os seus demais irmãos: Epifânio, Antônio, Ildefonso e até mesmo o Tio Celso a perceberem a política sob outra perspectiva.
Aliás, o nosso avô, Augusto Ribeiro, por onde morou, sempre dava um jeito de se aproximar dos representantes políticos da cidade ou do lugar onde morava, e em alguns momentos, inclusive, filiava-se a um Partido Político, porque entendia que desta forma poderia ter uma ação mais exitosa nas reivindicações que apresentasse. Assim, por exemplo, o fez em sua rápida estada em Itaporã, e da mesma maneira, agiu quando foi residir em São Lourenço.
Detalhe: a construção da Escola Mista Rural Mista de São Lourenço, em sua última versão (alvenaria), se deu graças a um compromisso que Augusto Ribeiro, fez com o então candidato e vencedor das eleições em Caarapó, na década de 1970, Armando Campus Belo, de qye o apoiaria e nele votaria, mediante o compromisso do então candidato, de uma vez eleito, providenciar a construção das instalações da Escolinha do São Lourenço, sob a forma de alvenaria. Armando Campus Belo foi eleito e cumpriu com a palavra empenhada.
Mas mesmo sabendo destas características de Augusto Ribeiro, a revelação feita pelo Tio João ao Paulinho, não nego, pra mim foi uma surpresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário