Ilton, você pediu para que eu escrevesse algo sobre a trajetória do Tio José. Quero recomendar a você, a leitura do livro: "Gaveta do Tempo", de autoria do teu pai. Acredito que não tenho muita coisa a acrescentar, haja vista que o Tio Dé, foi fundo nos relatos da trajetória do Tio José, desde a sua infância até praticamente o seu falecimento.
No entanto, ousei nesta postagem, colocar a minha percepção sobre o Tio José. O que eu tenho a dizer, conforme muito bem descrito por Tio Dé, em a "Gaveta do Tempo", é o que o Tio José, além de muito inteligente, observador e perspicaz tinha uma grande habilidade para dialogar, inclusive, com pessoas que pensavam diferentemente dele e até mesmo com pensamento antagónico, especialmente, no campo politico.
Isto posto quero dizer que o Tio José, sabia como conduzir uma conversa junto às
pessoas com pensamentos divergentes ou hostis. Não por acaso, sendo um militante de esquerda (marxista-leninista) dialogava e muito com os representantes políticas caaraponeses e douradenses e, nestas conversas, expunha o quanto eles estavam equivocados em suas posturas políticas.
O Tio José sobre os políticos que se diziam de oposição à Ditadura Militar implantada em 1964, a qual, adotou o sistema bi-partidário: Alianção Renovadora Nacional (ARENA), Partido da Situação e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido supostamente oposicionista ao regime. Na verdade, não existia partido oposicionista, haja vista ter sido, os dois partidos, criados pelos próprios ditadores de plantão. O MDB, em verdade, era a oposição consentida.
Todavia, a oposição democrática, progressista e de esquerda, incorporou-se ao MDB e esta Partido acabou por se constituir com o passar do tempo em um partido de fato, oposição ao regime.
Todavia, nas cidades do interior brasileiro, Caarapó e Dourados, figuravam nesta lista, estas eram extremamente conservadoras. Por conta disso, nas disputas eleitorais, na maioria das cidades do interior brasileiro os ditos oposicionistas não se alojavam no MDB e sim na Arena. Por conta disso, a Arena nos pleitos eleitorais era subdividida em Arena 01 e Arena 02. Arena 01, situação e Arena 02 oposição.
Pois bem, o Tio José, ao dialogar com estes políticos que se diziam oposição dizia, se vocês querem realmente ser de oposição devem estar no MDB e não na Arena. O Tio José, os colocava numa saia justa. Mas o fazia isto com tanta maestria que continuava tendo com eles boas relações.
Em São Lourenço, muitos dos serviços prestados e obras realizadas, só ocorreram devido a boa articulação política de Augusto Ribeiro e também do Tio José com os representantes políticos em Dourados e Caarapó. Muitas pessoas, nunca souberam disso, Ilton, mas esta é a verdade nua e crua. O trânsito político do Tio José, suas experiências anteriores no movimento sindical, partidário e o fato de ter sido vereador na região de Maringá, antes de vir morar em São Lourenço, foi de grande valia para estabelecer boas relações com os representantes políticos, cujos resultados se traduziram em benefícios para toda a colectividade do São Lourenço.
Muito embora, os camponeses, não tenham conseguido tudo o que desejavam em São Lourenço, muito do que conseguiram, jamais o teriam conseguido, não fora esta habilidade política o Tio José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário