Escalação:
Em pé: Tio Dé, Reginaldo Bandeira, Enio, Reinaldo Lupinete, Manoel Renato e Mané;
Agachados: Ilton, Argemiro, Alberto, Pedro Vieira e Elson Cardoso
Ao me deparar com esta foto do time de futebol, postada pelo Ilton,, uma viagem ao passado, tornou-se inevitável e, ato contínuo, como de praxe, resolvi historicizar um pouco.
A origem do nome:
Time da mangueira, em virtude de o Tio e a Tia Maria Senhora, terem adquirido uma casa e acho também que, um sítio, onde estava localizada a mesma - me corrijam Ilton, Tia Senhora ou Solange, se o sitío e a Casa, foram adquiridos, ou se somente a casa, fora adquirida -, em Nova América.
Nesta Mangueira, nós (Alberto, Argemiro, Toinho, Augusto e o Ilton), incontáveis vezes, após o término das aulas, no horário de verão, convidávamos mais alguns alunos que estudavam na Escola Frei João Damasceno para irem até a Mangueira, na qual, ocorreram várias peladas de futebol. E me lembro que, uma vez, nos inscrevemos para participar de um torneio, e a denominação que nos era dada: Time da Mangueira.
Me lembro que, esta inscrição fora feito pelo Tio Dé, torneio promovido pela Escola Frei João Damasceno,tendo como um dos organizadores o professor Luis (falecido), e este torneio nunca terminou, e o Time da Mangueira ganhou os jogos que disputou e foi avaliada com possibilidade de ser a ganhadora do torneio. Uma pena que o torneio não teve conclusão. Mas, ainda assim, continua, inesquecível.
Observação: o mais correto é denominar o time de Fluminense, haja vista que o Tio Dé torcia para o Fluminese, foi ele quem fez a nossa inscrição e patrocinou o uniforme, claro que, o uniforme é muito parecido com o do fluminense. Segundo o Ilton, o referido uniforme, fora um dia do Estrela , time que outrora, existiu no São Lourenço ;
Observação 01: O Tio Dé me escalou para jogar como Beque Central. Eu aleguei que nunca havia jogado como zagueiro, mas o Tio Dé, me disse: fica tranquilo você vai ter um ótimo desempenho, até porque, colocou na zaga, o Manoel Renato, que sempre dava o primeiro combate e eu ficava na cobertura e, modéstia a parte, os atacantes adversários não tiveram moleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário