Por diversas vezes, fiz menção aqui, neste blog sobre o importante e relevante papel que o Centro Espírita Allan Kardec, sediado outrora no São Lourenço, teve para a propagação e a territorialização do espiritismo kardecista em Dourados e Região, numa ação conjunta com os Centros Espíritas Santo Agostinho (Liberal) e o Centro Espírita Amor Caridade (Dourados).
Estas três Casas,se caracterizaram por atuar observando o tripé sobre o qual assenta-se o espiritismo kardecista: religião, ciência e filosofia. Claro que a meu ver, a maioria dos espíritas acabaram por atribuir maior importância ao aspecto religioso. Todavia, os dirigentes destas Casas, lograram relativo êxito na valorização do referido tripé, o que explica o porquê do espiritismo kardecista em São Lourenço ter atuado, a meu verde para uma maior coesão social da coletividade lá residente, inclusive, os não espiritas.
No São Lourenço, alguns evangelizadores foram revelados: Ildefonso Ribeiro, Antônio Costa, Antônio Ribeiro, Lurdinha, os quais, mesmo após, o êxodo rural que levou a praticamente 100% dos camponeses que residiam em São Lourenço a migrarem para a cidade,em especial, Dourados, uma vez instalados em Dourados, estes evangelizadores, se incorporaram ao Centro Espírita Amor e Caridade, num primeiro momento e depois no processo fundação de outras casas espíritas para nelas,continuaram no\nobre e difícil trabalho de propagação do espiritismo kardecista em Dourados e região.
Além dos evangelizadores já citados, acrescento os nomes de minha irmã, a Alcione e o Augusto Daniel, estes dois,não atuaram como evangelizadores em São Lourenço, porém, por terem frequentado o Centro Espírita Allan Kardec e influenciados pelos evangelizadores já citados, atualmente atuam,também como evangelizadores. A Alcione, atualmente atua como evangelizadora do Casa Espírita Bezerra de Menezes. Todavia, antes de sua incorporação a Casa Espirita Bezerra de Menezes, desempenhou o papel de fundadora ,dirigente e evangelizadora, juntamente com o seu esposo, José Baenas, da Casa Espírita Nosso Lar, sediado na Vila Industrial. No processo de fundação da Casa Espírita Nosso Lar, a Alcione e o Baenas, se somaram ao casal Dona Joana e Benevides - este último casal se constituiu nos fundadores e dirigentes principais daquela Casa; também menciono aqui um outro evangelizador,o Augusto Daniel,não em Dourados,mas São José dos Campos - SP. O Augusto Daniel, embora não seja dirigente, participa como palestrante e ajudando aos dirigentes em relação a questões administrativas da Casa Espirita que frequenta, em São José dos Campos.
Tanto para o Augusto, quanto para a Alcione, a experiência que tiveram em São Lourenço,contribuiu para que ambos, anos mais tarde,assumissem com muita convicção o espiritismo kardecista. Aliás, aqui mesmo, no grupo, vocês caros primos e Tia, analisem aspostagens que são feitas pelo Augusto Daniel, e vejam o quanto elas refletem o grau de influência e comprometimento dele com o espiritismo kardecista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário