domingo, 21 de janeiro de 2024

EXAME DE ADMISSÃO, QUEM SE LEMBRA ?

 

Até inicio dos anos 1970, para cursar o curso ginasial (5ª até 8ª séries - atualmente, denominado de séries finais do ensino fundamental - 6º ao 9º anos-), era necessário que o candidato fizesse o exame de admissão (um espécie de vestibular). Esta exigência era feita porque o ensino não estava universalizado, como se verifica actualmente,  no nível fundamental. Faltavam vagas, logo, havia uma prova seletiva.

Atualmente o ensino fundamental (1º ao 9º anos), está  universallizado. A toda criança e adolescente estados e municípios devem ofertar vagas, no quantitativo demandado. Claro que esta universalização é precária, haja vista que é feita com salas superlotadas e com poucas escolas públicas, ofertando uma educação de qualidade. Mas ainda assim, foi uma avanço. Ressalte-se que existe a obrigatoriedade de um lado de os pais ou responsáveis colocarem os filhos na escola, no ensino fundamental, e, de outro lado, a obrigatoriedade de os governos (prefeitos e governadores) assegurarem vagas e bancarem gratuitamente uniformes, alimentação e livros didáticos.
Em São Lourenço, alunos que estudaram na Escola Rural Mista de São Lourenço, fizeram exames de admissão para ingressarem no então curso ginasial (5ª a 8ª séries). Não me lembro a relação de todos, caso alguém queira completar, desde já, sinta-se à  vontade para fazê-lo. Eu, inclusive, agradeço. Por isso me limitarei a citar 03 exemplos de alunos que  fizeram o exame de admissão.São eles: Augusto Daniel, O Ribeiro e o Manuel Renato. Para fazerem estes exames, se minha memória, não está me sacaneando, eles fizeram um cursinho preparatório, ministrado por Ildefonso Ribeiro, na Escolinha de São Lourenço e foram bem sucedidos nos exames. Conseguiram ingressar na Escola Estadual Presidente Vargas. 

Aliás, a vó Pulcina, não escondia o seu orgulho e contentamento com os elogios que os professores e amigos da Família Ribeiro, rasgavam em relação a Escola Rural Mista de Sâo Lourenço e aos professores Ildefonso Ribeiro e Maria Sinhá, pelo sucesso e excelente desempenho dos alunos oriundos desta Escola em Dourados. A esse respeito, o Chicão (Francisco Barcelo), me confidenciou numa conversa privada que tive com ele de que, nos anos 1970, alunos e ex-alunos oriúndos da Escola Rural Mista de São Lourenço, tinham 99% de chance de serem contratados pelas empresas, nas quais, batessem a porta, a procura de emprego, por conta do excelente conceito desta Escola junto ao empresariado douradense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim era o lavrador

Nos anos 1960, 1970 e 1980, quem exercia as atividades agrícolas era denominado de lavrador. Naquele período quase todas as atividades agríc...