Esta foto permite o resgate, ainda que parcial, de um momento importante de história uma que nos remete a Família Ribeiro quando residia, grande parte dos seus membros, no São Lourenço. Em São Lourenço havia a Escola Rural Mista de São Lourenço. Nesta Escola, os filhos dos Ribeiros e demais famílias camponesas, residentes neste lugar e imediações, tiveram o privilégio de estudar da 1ª a 4ª Séries do Ensino Primário (atualmente denominado de séries iniciais do Ensino Fundamental). Aliás até a década de 1960, somente o São Lourenço, uma escola localizada na zona rural no Município de Caarapó contava com uma escola ofertando o ensino primário completo.
No entanto, tendo concluído o ensino primário, quem quisesse estudar teria que vir para Dourados, isto, claro, depois de fazer e ser aprovado no exame de admissão (uma espécie de vestibular para ingressar na 5ª série que atualmente corresponde ao 6º ano, haja vista que naquele período histórico, o curso ginasial não estava universalizado, isto é, ofertando vaga pra todo mundo. Pois bem, em 1973, entrou em funcionamento em Nova América, a Escola Estadual Frei João Damasceno. ofertando o curso ginasial (5ª a 8ª séries, correspondendo atualmente as séries finais do Ensino Fundamental, isto é, 6º ao 9º anos).
Em 1974, já não havia necessidade do exame de admissão. O Alberto (meu mano), deu início a um novo momento, isto é, fazer o curso ginasial em Nova América. São Lourenço está distante de Nova América, cerca de 13 km. O Alberto, então com 14 anos, saía do São Lourenço por volta das 10 horas e trinta minutos rumo a Escola Frei João Damasceno para estudar. A tarde voltava. As vezes ia pedalando, outras vezes à cavalo. Ele tinha um cavalo com o nome de canário.
Em 1975, encorajados com o sucesso do Alberto, um grupo composto por Enio (eu), Argemiro Ribeiro, Augusto Ribeiro, Antônio Ribeiro e o Roque e o Toninho se matricularam nesta escola. Agora o sacrifício era mais fácil de ser suportado. Aliás o Alberto foi muito valente e, o mais importante, se destacou, por ser um ótimo aluno. Por conta disso a Escola Frei João Damasceno nos recebeu muito bem, nos respeitando mesmo. E os meninos de São Lourenço não decepcionaram, sem exceção, todos mandaram bem. Gozávamos de ótimo conceito com os professores e também junto aos alunos.
Pois bem, a foto acima é um registro, testemunhando quando o Alberto estudou na Escola Frei João Damasceno. O Alberto é o terceiro da esquerda para a direita na fileira superior, identificado pela seta. A direita na parte de baixo temos, começando pela direita, a Zilda e a Edite. Os demais eu não consigo identificar. Se vocês conseguirem, eu peço que me ajudem, eu, assumo o compromisso de reeditar e nominar a todos. Podem postar no espaço dedicado aos comentários que aparece abaixo da postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário