A boqueira, também conhecida como queilite angular, é uma feridinha que pode aparecer no canto da boca e que pode ser causada por aparelhos ortodônticos ou pelo excesso de saliva que fica acumulada no local, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, resultando na boqueira.
No outrora São Lourenço dos Ribeiros, curávamos a boqueira com uma planta que a denominávamos de azedinha. Uma planta de caule e galhos vermelhos, de sabor azedo, daí o nome dado a ela. Era muito comum nas margens das valetas abertas para drenarem as várzeas, ou como se dizia no São Lourenço, nas pindaívas.
Curiosidade 01: procurei no Google, e não encontrei, uma planta semelhante a que denominávamos de azedinha. Encontrei a descrição de uma planta denominada azedinha totalmente diferente. daquela que havia no São Lourenço. Peço auxílio aos demais Ribeiros, especialmente, a Leocádia que é Agrônoma e ver se ela sabe o nome real daquela planta existente no São Lourenço.
Curiosidade 02:Também o termo pindaíva, no São Lourenço, sinômimo de várzea, no Google, aparece como nome de planta. E agora, Leocádia, mais uma vez eu pergunto a você, pindaíva pode ser entendida como várzea, ou era, um vocabulário, específicos dos camponeses em São Lourenço?
Nenhum comentário:
Postar um comentário